cabecalho_cabecalho_cabecalho.png

CCXP 2022

elo_atoheroico.png

Bio

Ilustrador e quadrinista, Rodrigo de Freitas foi um dos fundadores do site de tirinhas Barba do Bardo em 2014, período em que iniciou sua carreira como quadrinista e publicou os livros Cavaleiros da Taverna Redonda (2015) e Profissão Super-Herói (2016).

 

Formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo, foi indicado ao prêmio Troféu HQMIX nas categorias Web Tiras (2016 e 2017), Publicação de Humor (2017), Colorista Nacional (2019), Arte-finalista Nacional (2019 e 2021), Publicação Juvenil (2021) e Publicação Independente Edição Única (2021).

Em 2018, após uma campanha de financiamento coletivo de sucesso no Catarse, publicou Elo, sua primeira história em quadrinhos sem textos, que teve seu lançamento oficial na CCXP 2018.

Em 2020, teve o prazer de participar do projeto Petrus (de Gabriel Arrais), fazendo toda a arte deste quadrinho tão impactante.

Integrante ativo da cena de quadrinhos independentes no Brasil, continua a produção de sua HQ Diorama 7, um universo de ficção científica criado em 2018 e que teve seu primeiro volume lançado nos EUA, em 2021, pela editora Behemoth.

Rodrigo de Freitas

imagem_diorama7-3.png
imagem_petrus.png

Diorama 7

Diorama 7 é uma história de ficção científica que imagina um futuro pessimista para a humanidade. Um mundo estranho, dominado pelo olhar vazio de um ser que a tudo observa: o Devorador.

O primeiro volume impresso foi publicado de forma independente em 2019 no Brasil, sendo que em 2021 também foi lançado nos EUA pela editora Behemoth.

 

O segundo volume foi finalista no prêmio Cubo de Ouro 2021 na categoria Melhor Literatura Geek e também no 33º Troféu HQMIX na categoria Publicação Juvenil.

 

A produção do Volume 3 está a todo vapor e terá seu lançamento exclusivo na CCXP 2022!

Confira gratuitamente, em português e/ou em inglês, o início da história no site/app do Tapastic (plataforma de quadrinhos online).

Petrus

Petrus é uma HQ que aborda, entre outros temas, o impacto do bullying em nossa sociedade.

 

Acompanhamos Petrus, um porquinho simpático que sofre com piadas malvadas feitas pelos outros animais da fazenda em que vive, simplesmente por ele não conseguir olhar para o céu.

Com lançamento em 2020, roteiro de Gabriel Arrais e arte feita por mim, Petrus foi finalista no 33º Troféu HQMIX nas categorias Publicação Independente Edição Única e Arte-finalista Nacional.

Elo

Elo é minha primeira história em quadrinhos sem textos, um conto sobre a importância de cada elo que nos rodeia.

O livro foi publicado em 2018, após campanha de financiamento coletivo no Catarse. Conquistou duas indicações ao Troféu HQMIX, sendo nas categorias Colorista Nacional e Arte-finalista Nacional.

A história mostra o difícil momento de um vilarejo nas montanhas, quando as árvores começam a secar e o longo inverno não dá tréguas. Guiados por uma folha ao vento, um pai e seu filho partem em busca de esperança, nevasca adentro. Todo gesto, todo sentimento e toda atitude podem transformar para sempre cada elo de suas vidas.

Cavaleiros da Taverna Redonda

Esta série de humor surgiu por meio de tirinhas semanais publicadas no site Barba do Bardo, no qual sou um dos fundadores. As tiras fazem humor usando o universo dos jogos de RPG e fantasia medieval.

 

Após uma campanha de financiamento coletivo concluída com sucesso, foi possível publicar o livro compilando as melhores tiras da web. Além disso, foi acrescentada uma história em quadrinhos inédita com os personagens da série, onde seguimos o herói Paladino em seus primeiros passos em busca de XP.

Profissão Super-Herói

A série Profissão Super-Herói surgiu nas tiras semanais do site Barba do Bardo. Fazendo sátiras com os super-heróis que tanto gostamos.

 

Em 2016, após a campanha de financiamento coletivo de sucesso, foi possível publicar o livro com a compilação das melhores tiras da web, além de extras exclusivos para esta publicação. Também foi finalista no prêmio Troféu HQMIX na categoria Publicação de Humor.

Quadrinhos

imagem_pocket-bestiary.png

Pocket Bestiary

Em 2021, iniciei o projeto Pocket Bestiary através do Instagram, no qual faço fan arts de Pokémon utilizando uma abordagem mais realista para os monstrinhos.

 

Além desse aspecto, a ideia era imaginar esse universo em um contexto de fantasia medieval, adicionando à mistura alguns elementos de jogos de RPG.

 

Alcançando mais de 8 mil seguidores até o momento, e após diversos feedbacks positivos da comunidade, decidi criar uma coleção de cards contendo essas ilustrações.

Cards

Algumas dessas imagens são prints também.

Redesign - Pokémon
Redesign - Pokémon
press to zoom
Teaser dos Cavaleiros
Teaser dos Cavaleiros

Ilustração teaser da continuação da história em quadrinhos "Cavaleiros da Taverna Redonda".

press to zoom
Meu Time Pokemón
Meu Time Pokemón

Eu e minha equipe Pokemón!

press to zoom
Pôster Super-Heróis
Pôster Super-Heróis

Ilustração feita para o pôster da série "Profissão Super-Herói".

press to zoom
Over the Garden Wall
Over the Garden Wall

Fanart da animação "Over the Garden Wall"

press to zoom
Peter Topete
Peter Topete
press to zoom
Crossover
Crossover
press to zoom
A Torre
A Torre

Desenho feito inicialmente no grafite e finalizado com pintura digital.

press to zoom
Crossover
Crossover
press to zoom

Ilustrações