top of page

PokeCon 2

elo_atoheroico.png

Bio

Ilustrador e quadrinista, Rodrigo de Freitas foi um dos fundadores do site de tirinhas Barba do Bardo em 2014, período em que iniciou sua carreira como quadrinista e publicou os livros Cavaleiros da Taverna Redonda (2015) e Profissão Super-Herói (2016).

 

Formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo, foi indicado ao prêmio Troféu HQMIX nas categorias Web Tiras (2016 e 2017), Publicação de Humor (2017), Colorista Nacional (2019), Arte-finalista Nacional (2019 e 2021), Publicação Juvenil (2021) e Publicação Independente Edição Única (2021).

Em 2018, após uma campanha de financiamento coletivo de sucesso no Catarse, publicou Elo, sua primeira história em quadrinhos sem textos, que teve seu lançamento oficial na CCXP 2018.

Em 2020, teve o prazer de participar do projeto Petrus (de Gabriel Arrais e Filipe Monteiro), fazendo toda a arte deste quadrinho tão impactante.

 

Integrante ativo da cena de quadrinhos independentes no Brasil, continua a produção de sua HQ Diorama 7, um universo de ficção científica criado em 2018 e que teve seu primeiro volume lançado nos EUA, em 2021, pela editora Behemoth (atual Sumerian).

Este ano, ao lado de Alexandre Esquitini e dos integrantes do Bláblálogia, irá lançar a HQ Mila e Milio, misturando ciência e quadrinhos de forma leve e divertida.

Rodrigo de Freitas

imagem_pocket-bestiary3.png

Pocket Bestiary

Em 2021, iniciei o projeto Pocket Bestiary através do Instagram, no qual faço fan arts de Pokémon utilizando uma abordagem mais realista para os monstrinhos.

 

Além desse aspecto, a ideia era imaginar esse universo em um contexto de fantasia medieval, adicionando à mistura alguns elementos de jogos de RPG.

 

Atualmente, com mais de 18 mil seguidores, e com feedbacks muito positivos da comunidade, continuo produzindo a coleção de cards, lançando este ano as ilustrações da região de Hoenn.

Coleção de Cartas

capa_milioemila.jpg

Mila e Milio

Este ano tive a honra de participar do projeto Mila e Milio, fazendo os desenhos desse quadrinho que será um lançamento de 2024.

O projeto é resultado da parceira entre Alexandre Esquitini (Ezin, MAD MARX), os biólogos Emílio Garcia e Kamila Massuda (do canal Bláblálogia e também participantes do podcast Três Elementos, ao lado de Pirula e Carlos Ruas).

 

O principal objetivo dessa publicação é, através da linguagem dos quadrinhos, intensificar a importância da divulgação científica no imaginário das crianças, jovens e adultos, guiada por uma narrativa leve e muito divertida.

 

Sinopse: Mila, Milio e a fiel Capivara de estimação, tornam-se heróis improváveis ao enfrentar a invasão de orques na vila em que moram. Usando sua astúcia científica, optam por soluções inteligentes em uma trama cheia de aventuras e crepiocas, destacando a importância da ciência na resolução de problemas ao invés de recorrer a violência.

 

Autores: Criação e roteiro de Alexandre Esquitini, co-roteirizado por Emílio Garcia e Mila Massuda e ilustrado por Rodrigo de Freitas (Elo, Diorama 7, Petrus).

imagem_diorama7-2.png

Diorama 7

Diorama 7 é uma história de ficção científica que imagina um futuro pessimista para a humanidade. Um mundo estranho, dominado pelo olhar vazio de um ser que a tudo observa: o Devorador.

O primeiro volume impresso foi publicado de forma independente em 2019 no Brasil, sendo que em 2021 também foi lançado nos EUA pela editora Behemoth (atual Sumerian).

 

O segundo volume foi finalista no prêmio Cubo de Ouro 2021 na categoria Melhor Literatura Geek e também no 33º Troféu HQMIX na categoria Publicação Juvenil.

Na CCXP 2022 foi lançado com exclusividade o terceiro volume da série, enquanto que na CCXP 2023 tivemos o lançamento do spin-off Os Cinco Pilares.

Confira gratuitamente, em português e/ou em inglês, o início da história no site/app do Tapastic (plataforma de quadrinhos online).

imagem_petrus.png

Petrus

Petrus é uma HQ que aborda, entre outros temas, o impacto do bullying em nossa sociedade.

 

Acompanhamos Petrus, um porquinho simpático que sofre com piadas malvadas feitas pelos outros animais da fazenda em que vive, simplesmente por ele não conseguir olhar para o céu.

Com lançamento em 2020, roteiro de Gabriel Arrais e Filipe Monteiro e arte feita por mim, Petrus foi finalista no 33º Troféu HQMIX nas categorias Publicação Independente Edição Única e Arte-finalista Nacional.

Elo

Elo é minha primeira história em quadrinhos sem textos, um conto sobre a importância de cada elo que nos rodeia.

O livro foi publicado em 2018, após campanha de financiamento coletivo no Catarse. Conquistou duas indicações ao Troféu HQMIX, sendo nas categorias Colorista Nacional e Arte-finalista Nacional.

A história mostra o difícil momento de um vilarejo nas montanhas, quando as árvores começam a secar e o longo inverno não dá tréguas. Guiados por uma folha ao vento, um pai e seu filho partem em busca de esperança, nevasca adentro. Todo gesto, todo sentimento e toda atitude podem transformar para sempre cada elo de suas vidas.

Profissão Super-Herói

A série Profissão Super-Herói surgiu nas tiras semanais do site Barba do Bardo. Fazendo sátiras com os super-heróis que tanto gostamos.

 

Em 2016, após a campanha de financiamento coletivo de sucesso, foi possível publicar o livro com a compilação das melhores tiras da web, além de extras exclusivos para esta publicação. Também foi finalista no prêmio Troféu HQMIX na categoria Publicação de Humor.

Cavaleiros da Taverna Redonda

Esta série de humor surgiu por meio de tirinhas semanais publicadas no site Barba do Bardo, no qual sou um dos fundadores. As tiras fazem humor usando o universo dos jogos de RPG e fantasia medieval.

 

Após uma campanha de financiamento coletivo concluída com sucesso, foi possível publicar o livro compilando as melhores tiras da web. Além disso, foi acrescentada uma história em quadrinhos inédita com os personagens da série, onde seguimos o herói Paladino em seus primeiros passos em busca de XP.

Quadrinhos

Algumas dessas imagens são prints também.

Ilustrações

bottom of page